top of page
Writer's pictureLuiza Guimarães

Porque fazer terapia on-line?


Vou contar uma coisa pra vocês, nunca que eu teria sonhado na minha época de estudante em ser atender online! Parecia uma coisa muito estranha, fora totalmente da realidade


Quando eu me formei, no final de 2019, estava pronta para atender em algumas clínicas. Mas aí chegou 2020, e com ele a COVID. Além de ser um tempo de muito medo e incerteza, todos os espaços que eu estava em contato ou fecharam por um tempo, ou permanentemente... Fiquei bem preocupada de como seguir a partir dali.


Surgiu um grande movimento de terapia online, mas confesso pra vocês que eu ainda estava muito resistente a ele, como daria pra trazer o ambiente tranquilo e seguro do consultório pro virtual? Mesmo assim, fui me aprofundar mais pra saber o que era esse novo modelo.


E foi aí que eu me encantei pelo atendimento online! Além do mais óbvio, a praticidade, não ter que enfrentar trânsito, pegar ônibus ou se preocupar em estacionar o carro, sinto que é possível ter uma relação mais próxima com meus pacientes! Isso porque posso conhecer um pouco do ambiente pessoal dos meus pacientes, estar em uma situação menos formal, e até conhecer os pets!


Uma coisa que nunca tinha pensado era na formalidade que o consultório carrega. É um ambiente calmo, tranquilo, mas não deixa de ser elitista, não é mesmo? Pelo menos aqui na minha cidade (Brasília), os consultórios de Psicologia são localizados em complexos médicos bem chiques, são espaços amplos que trazem consigo um código de conduta e de vestimenta, mesmo que de forma sutil.


Estando em casa, sinto que os meus pacientes estão mais a vontade, conseguem me mostrar partes do seu mundo que não apareceriam em um consultório físico, e ainda podem estar a vontade para falar até sobre os assuntos desconfortáveis.


E você, o que vê de vantagem em uma terapia online? Comenta aqui embaixo!

20 views

Recent Posts

See All
bottom of page